“A Sabedoria do Samurai”
por EM SI: LUGAR DE GRAÇA
A muito tempo perto de Tóquio, vivia um grande Samurai, já muito idoso, agora se dedicava a ensinar o Zen aos jovens discípulos. Apesar da sua idade, corria a lenda que era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde apareceu por ali um jovem guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos, era famoso por usar a técnica da provocação, utilizando-se de suas habilidades para provocar, esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e dotado de inteligência contra-atacava com agilidade, velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido qualquer luta, assim que soube da reputação do velho Samurai, propôs-se a não sair dali antes de derrotá-lo e aumentar a sua fama.
Todos discípulos do Samurai se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para praça da pequena cidade e diante dos olhos espantados, o jovem guerreiro começou a insultar o velho mestre, chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, inclusive seus ancestrais, durante quase uma hora fez tudo para provocá-lo, mas o velho samurai permaneceu sereno e impassível, no final da tarde, sentindo-se já exausto e desprezado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado calado tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram – Como o Senhor pode suportar tanta indignidade, porque não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós.
O Samurai olhou calmamente para os alunos e fixando o olhar num deles lhe perguntou – Se alguém chega até você e lhe oferece um presente, mas você não aceita, com quem fica o presente?
O discípulo respondeu – Com quem tentou entregá-lo.
– Muito bem, o mesmo vale para qualquer outro tipo de provocação, também para inveja, para raiva e insultos – disse o mestre.
Quando não são aceitos, continuam pertencendo aqueles que carregam consigo. Por esta razão a sua paz interior depende exclusivamente de você, as pessoas não podem lhe tirar a calma se você não o permitir.
A primeira qualidade de um verdadeiro Mestre é cabeça fria para receber uma impressão correta das coisas….. Não deve deixar-se confundir quer por boas quer por más palavras…dirigidas á ele…ou não.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É sim… a compaixão compreende ao outro se respeitando.
CurtirCurtir
Sentir a Compaixão,nisso não há professor, não há aluno, não há líder, não há guru, não há mestre, não há salvador…… Você mesmo é o professor, o aluno, você é o mestre, você é o guru, você é o líder… você é tudo.
Observe e Aprenda
CurtirCurtido por 1 pessoa
obSERvando e aprendendo…
CurtirCurtir
CertaMENTE,caro Watson….
CurtirCurtido por 1 pessoa
mente CERTA? Watson? hehe…
CurtirCurtir
InfelizMENTE,muita gente pensa diferenteMENTE …..
CurtirCurtir
muita gente MENTE, por crer no que a MENTE na verdade MENTE… eis uma verdade… relativa, mas verdadeira. hehe!
CurtirCurtir
Não MENTE,apenas é convenienteMENTE convencido disso…..
CurtirCurtir
a Mente não Mente? que aspecto de nosso ser que Mente, cientificaMente falando?
CurtirCurtir
A tal ” muita gente MENTE”, Watson….
MENTES CONVENCIONALMENTE CONVENCIDAS….naturalMENTE….
CurtirCurtir
entendi, mesmo que relativaMente.
CurtirCurtir
Lembrando que o dia Mente a cor da noite e o diamante, a cor dos olhos….. Os olhos mentem dia e noite a dor da gente…..
Mente,mas, confusaMENTE ela sabe…..
CurtirCurtir
Bem lembrado, espiã da Mente.
atenciosaMente,
adriA Nova Mente.
CurtirCurtir
RealMENTE,a maioria das pessoas deste mundo estão convencionalMENTE condicionadas irremediávelMENTE, a menos que rápidaMENTE percebam a mudança ascensionalMENTE….
Capiche?
CurtirCurtir
Sim, despertaMente falando… é tempo de ascensão, seja lá o que realMente isso for, mas mesmo que relativaMente, tenho praticado cada vez mais arduaMente uma transformação da consciência, de corpo, energia e Mente.
É por aí?
CurtirCurtir
VenerávelMente, AnovaMENTE se saiu maravilhosaMENTE….
CurtirCurtir
novamente Monica, proporcionando grandes momentos para o meu dia, certaMente estarão gravados em minha Mente, espero que eternaMente.
Boa tarde!
CurtirCurtir
Fascinam-me as minhas mutações , faíscanteMENTE, que aqui caleidoscópicaMENTE, registro.
Boa tarde
CurtirCurtir
[…] via “A Sabedoria do Samurai” — a n o v a m e n t e […]
CurtirCurtir