Conto Zen: Egoísmo
por EM SI: LUGAR DE GRAÇA
O Primeiro Ministro da Dinastia Tang era um herói nacional pelo seu sucesso tanto como homem de estado quanto como líder militar. Mas a despeito de sua fama, poder e riqueza, ele se considerava um humilde e devoto Budista.
Freqüentemente ele visitava seu mestre Zen favorito para estudar com ele, e eles pareciam se dar muito bem. O fato de que ele era primeiro ministro aparentemente não tinha efeito em sua relação, que parecia ser simplesmente a de um reverendo mestre e seu respeitoso estudante.
Um dia, durante sua visita usual, o Primeiro Ministro perguntou ao mestre, “Mestre, o que é o egoísmo de acordo com o Budismo?” O rosto do mestre ficou vermelho, e num tom de voz extremamente desdenhoso e insultuoso ele gritou em resposta: “Que tipo de pergunta estúpida é esta?!?”
Tal resposta tão inesperada chocou tanto o Primeiro Ministro que este tornou-se imediatamente arrogante e com raiva: “Como ousa me tratar assim?” Neste momento o mestre Zen sorriu e disse: “Isto, Sua Excelência, é egoísmo…”
[…] via Conto Zen: Egoísmo — a n o v a m e n t e […]
CurtirCurtido por 1 pessoa
È,uma pessoa é única ao estender a mão…. e ao recolhê-la inesperadamente, torna-se mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes….
CurtirCurtir
Palavras altruisticaMente bem empregadas…
CurtirCurtir