Conto Zen: O que fazemos?

por a n➐w ame n t e

Estava um homem sentado no alto de um monte enquanto três outros, lá embaixo, discutiam o que estaria ele fazendo lá em cima. O primeiro disse:

Acho que ele perdeu  algum animal, e está procurando-o. 

– Não creio, – falou o segundo – se ele estivesse procurando algum animal, ele não estaria parado, estaria em movimento. O mais certo é que ele esteja esperando um amigo.

– Também não – apostou o terceiro – se ele estivesse esperando um amigo ele estaria olhando de um lado para o outro, com ar de quem procura. Na minha opinião ele deve estar meditando. 

Os três subiram ao alto do monte para indagar ao homem:

– O senhor está procurando algum animal? – perguntou o primeiro.

– Não. – respondeu o homem – eu não tenho nenhum animal, e por isso não poderia estar procurando  animal algum.

– Já sei – disse o segundo – está esperando algum amigo, não é?

–  Não. Não tenho amigos e nem inimigos – retrucou o homem.

–  Não disse? – interveio o terceiro – você está meditando, não está?

–  Não. – falou o homem.

–  O que está o senhor fazendo, então? – indagaram os três.

–  Nada. – respondeu o homem”.

