A fé, segundo o Budismo.

por EM SI: LUGAR DE GRAÇA

“Sem lama, não há lótus.”

Imagem relacionada

“No budismo a palavra fé é mais bem traduzida como “confiança” e “crença”, porque é sobre algo dentro de você e não dirigido para algo externo. O Patriarca Zen Lin Chi (ou Linji) dizia a seus alunos: “Você que não têm bastante confiança em si mesmo, vai em busca destas coisas fora. Você precisa ter confiança que tem a capacidade para se tornar um Buda, a capacidade de transformação e cura.”

Fé é ter um caminho que o conduz à liberdade, liberação e a transformação das aflições. Se você viu o caminho, se você tem um caminho para ir, você tem poder. Aqueles que não têm nenhum caminho para percorrer, sofrem. Eles não sabem aonde ir. Você estava procurando um caminho, e agora achou; você viu o modo.

Se você usa um método de prática e o acha eficiente, e se ele te trouxer plena atenção, concentração e alegria, então a fé e confiança nascerão disto, e não de algo que outras pessoas lhe falam. Isto é fé e confiança não apenas em idéias, mas nos resultados concretos de sua prática. Quando você é bem sucedido na prática da respiração atenta, você se sente claro, sólido, livre. A confiança nasce deste tipo de experiência. Isto não é nenhuma superstição. Não estará confiando em alguém fora de você. A energia da fé pode te trazer muita felicidade. Se você não tiver fé, se não tiver esta energia de confiança, você sofrerá.”

Thich Nhat Hanh (em “A Arte do Poder”)

 

* Fonte: OBudaEmMim